Projeto, Análise e Desenvolvimento
de Sistemas e Aplicativos Mobile específicos

A criação de sistemas específicos tem várias etapas e mecanismos para evitar problemas e frustrar suas expectativas. A definição do projeto de desenvolvimento de aplicativo, por sinal, é uma das mais importantes! Ela garante que todos os profissionais da sua equipe terão, o mesmo conhecimento sobre as metas, as estratégias e os requisitos da aplicação.
Em outras palavras, realizar um bom projeto de desenvolvimento de aplicativo é fundamental para o sucesso do seu projeto. Sem ele, falhas podem ser mais frequentes, assim como atrasos e gastos desnecessários.
Quais são as etapas para estruturar um projeto de desenvolvimento de sistema ou aplicativo?

 

Defina a sua ideia
Antes de começar a criar um sistema ou aplicativo, é necessário saber quais são as bases do sistema. Em outras palavras, você deve identificar os pontos básicos da aplicação.

 

Conheça o perfil do usuário
Esse é um dos pontos mais importantes do projeto de desenvolvimento de sistema ou aplicativo. Conhecer o perfil do usuário auxilia na definição de todos os pontos posteriores, como os requisitos de segurança, o layout e até a linguagem visual.
Portanto, faça um estudo completo sobre o seu público. Identifique as suas demandas, o seu tipo de problema e a linguagem mais adequada. 

 

Adote um bom layout
O layout é um fator crítico para a usabilidade do seu aplicativo. Ele influencia na exibição de conteúdos, no modo como o usuário acessa recursos e na capacidade que a ferramenta tem de fidelizar pessoas.
Sendo assim, sempre trabalhe para o seu layout estar alinhado às demandas do seu público-alvo e para que ele exiba os principais recursos primeiro. Além disso, garanta que ele seja funcional em vários tamanhos de tela.

 

Cuide da linguagem visual
A linguagem visual também é importante. Assim como o layout, ela deve estar alinhada com o perfil do usuário e com as suas demandas.

 

Tenha um modelo de negócio muito bem estruturado
Para garantir que o seu sistema ou aplicativo tenha um alto retorno de resultados, a escolha deve considerar o perfil do usuário e qual meio de licenciamento é capaz de trazer mais resultados. 
freemium: esse modelo funciona como um teste gratuito. Apenas alguns recursos são liberados sem custo, e o usuário é obrigado a pagar se quiser usufruir da ferramenta completa;
assinatura como serviço: o usuário paga uma assinatura mensal pelo uso do software (que custa menos que uma licença completa) conforme o número de contas ativas e/ou de recursos utilizados;
licenciamento completo: esse tipo de licença é utilizado quando o usuário paga pela aplicação completa e passa a ter a sua posse por tempo indefinido;
exibição de ads: comum em aplicativos mobile, esse modelo conta com a exibição de propagandas periódicas na aplicação e o seu uso é gratuito.

 

Escolha uma boa metodologia
A metodologia de desenvolvimento orienta o modo como as equipes atuarão em cada etapa. Portanto, ela deve ser escolhida com atenção para permitir que a equipe tenha a capacidade de atender às expectativas de cada líder do projeto de desenvolvimento.

Faça uma análise do perfil da equipe, dos prazos e dos requisitos da sua ferramenta antes de definir a metodologia. Assim, será mais fácil escolher uma estratégia que traga o retorno esperado e possa garantir a performance necessária para a sua equipe.

 

Analise o mercado
Uma das etapas cruciais inerentes ao desenvolvimento de sistema ou aplicativo é a análise de mercado. Afinal, é preciso conhecer seus concorrentes diretos e indiretos para saber como se posicionar. Além disso, é fundamental saber quem é o público-alvo da solução oferecida, isto é, quem se interessa pelo produto e pode ser considerado um consumidor em potencial.
Identificar o nicho do mercado que seu sistema ou aplicativo é primordial. Seja diferente dos outros!

Quais são as diferenças entre aplicativos específicos e plataformas de criação e desenvolvimento de apps?
 

No caso do desenvolvimento de aplicativos designados ao universo corporativo, geralmente as duas soluções utilizadas são os apps específicos ou nativos e as plataformas de criação.
 

Quando uma organização escolhe um aplicativo específico ou nativo, o resultado é um app único e personalizado que suprirá uma determinada necessidade ou, ainda, que possibilitará aos usuários uma experiência diferenciada.
 

Agora, se a opção escolhida for a plataforma de desenvolvimento, os usuários poderão contar com diferentes soluções, pois o objetivo é simplificar os processos e todas as atividades relacionadas à criação do aplicativo.
 

Além disso, vale destacar o fato de que, ao escolher a plataforma, já estarão inseridos todos os processos relativos ao desenvolvimento, à publicação, à operação e à gestão. Sendo assim, podemos afirmar que os principais benefícios dessa alternativa são:

  • custo de desenvolvimento e implementação unificado;

  • desenvolvimento de aplicativos 100% integráveis;

  • crescimento escalável para acompanhar a evolução do negócio;

  • otimização de personalização;

  • redução da frequência de manutenções de serviços – melhoria da experiência do usuário;

  • redução de custos com contratação de infraestrutura – publicação nas lojas de apps, servidores, banco de dados etc.

 

Como o apoio de uma empresa especializada faz a diferença?
A criação de um sistema ou aplicativo, na maioria das vezes, pode ser um processo complexo. A empresa deve lidar com várias etapas, como apontamos acima, para distribuir uma solução de alta qualidade aos seus clientes.
Nesse cenário, uma boa alternativa para garantir a qualidade do seu projeto de desenvolvimento de aplicativo é escolher uma empresa parceira. Ela será responsável por definir, a partir da análise das suas demandas, a melhor estratégia de criação da ferramenta.

 

Para o negócio, isso terá um grande impacto, pois riscos serão eliminados e a qualidade final do sistema será ampliada. Os times trabalharão a partir de metodologias modernas e um planejamento definido conforme os principais padrões do mercado, atingindo mais facilmente os objetivos esperados.
Hoje, o desenvolvimento de softwares tem sido adotado por várias empresas. Seja para uso interno, seja para o atendimento de demandas de clientes, essa estratégia traz mais competitividade para a companhia, melhora a qualidade de seus serviços e permite uma ação mais bem direcionada perante os desafios do mercado.
Mas, para que tudo dê certo e os benefícios que um aplicativo pode trazer sejam alcançados, a companhia deve tomar alguns cuidados. Da criação do projeto de desenvolvimento de aplicativos até a avaliação dos resultados, o negócio precisa garantir que nenhum erro ocorra e que os times atuem da melhor forma possível. Assim, o retorno obtido com o investimento será maximizado.

 

Veja esse diferencial da RTCM Consultoria. Mistura a experiência de Consultores SENIORES com a rapidez, agilidade e importância dos jovens desenvolvedores, misturando razão, experiência e CONFIABILIDADE. Razão da RTCM Consultoria existir...